Segurança e Baterias


Posso comprar qualquer tipo de bateria para usar nos aparelhos?
Não! As baterias são os componentes mais importantes e responsáveis por sua segurança. São elas que podem vazar e até explodir quando mal utilizadas. Só utilize baterias recomendadas pela comunidade, que normalmente segue as tabelas do Mooch, apelido de um americano especializado em tecnologia de baterias que faz extensivos testes nas baterias que utilizamos e mantém uma tabela com as marcas e modelos recomendados.
Como devo fazer a manutenção das minhas baterias?
Baterias possuem uma proteção plástica que pode ficar gasta, descascar e até sair com o tempo. Elas podem e devem ser trocadas para continuar protegendo a bateria de forma correta.

Posso andar com as baterias nos bolsos e bolsas?
Jamais! Baterias podem fechar curto com outros metais como moedas, chaves, chaveiros, etc. A única exceção é se as baterias estiverem devidamente protegidas em caixas de plástico ou com proteções de silicone, facilmente encontradas para compra na Internet.

Posso carregar as baterias no próprio aparelho?
Sim e não. Normalmente não é indicado o carregamento diretamente nos mods porque apesar das empresas alardearem que seus aparelhos fazem o carregamento correto, muitos não fazem e podem gerar até acidentes. Quando aparelhos possuem apenas uma bateria a coisa toda é menos grave, o problema começa quando o aparelho possui 2 ou mais baterias pois nestes casos é necessário um carregamento especial que faça uma carga balanceada. Muitos aparelhos simplesmente não fazem isso ou fazem de forma incorreta, que pode gerar stress nas baterias e até acidentes.
A única exceção está nos modelos DNA, aparelhos cujo chip faz o trabalho corretamente pois o chipset usado é o mesmo dos carregadores externos, que são indicados para serem usados ao invés de carregar diretamente nos aparelhos comuns. Carregadores externos indicados são das marcas Nitecore, Efest, Liitokala e Fenix.

Quando é que eu preciso trocar minhas baterias?
Se houver qualquer amassado a bateria deve ser descartada, mesmo que pequenos. Por menor que seja o amassado é impossível saber se ela foi ou não comprometida então na dúvida é melhor não arriscar.
Pode ser que nada aconteça, mas pode ser que algo dentro dela rompido sendo apenas uma questão de tempo (e pouco tempo neste caso) dela vazar ou coisa pior.
Outro momento de trocar sua bateria é quando ela passa a não apresentar a mesma autonomia ou potência, ela simplesmente parece “cansada”, sinal de que sua vida útil está chegando ao fim. Isso é muito relativo e depende de fatores como frequencia de utilização, as potências que foram exigidas dela, até temperaturas que ela possa ter sustentado.
Nunca esqueça de descartar as baterias em local adequado, normalmente supermercados e shoppings oferecem lixeiras especiais para baterias de todo tipo.

O que é um mod mecânico e por que são indicados apenas para vapers experientes?
Mods mecânicos são apenas mods feitos de metais em formatos diversos, sendo os tubulares os mais comuns. São apenas pedaços de metal que servem para colocar a bateria dentro enquanto um botão de metal fecha circuito embaixo e o próprio atomizador fecha circuito em cima. Você pode ter o mesmo resultado usando apenas fios. Por não ter qualquer chip que esteja oferecendo circuitos de proteção, controle de carga, inversão de baterias, entre outros sistemas que protegem você de problemas, são indicados apenas para usuários que possuem a disciplina de não só saber aplicar a Lei de Ohm, fazer a devida manutenção de suas baterias e respeitar suas especificações, mas manter uma postura de constante verificações da bateria e da coil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Ola!

Clique aqui para falar com a gente pelo  WhatsApp ou nos envie um e-mail para [email protected]

Horário de Atendimento: Segunda á Sexta-feira das 08:00 as 17:00 hrs

× Dúvidas no que Comprar?